Mais uma novidade promete ser sucesso
no mercado brasileiro, que ganha uma nova opção no segmento trail de
baixa cilindrada: trata-se da Honda XRE 190, modelo que passa a ser a
porta de entrada para os fãs da linha XRE, consagrada no País pela
versão com motorização de 300 cm³. A nova integrante chega este mês à
rede de concessionárias Honda como uma alternativa para consumidores que
têm na versão de 300 cc um símbolo de estilo e sofisticação, mas que
procuram também por um modelo mais econômico, fácil de pilotar, com
design moderno e versátil. E ainda com mais uma grande vantagem,
exclusiva da marca: a garantia de três anos, com troca de óleo gratuita
em sete revisões.
Com a nova XRE 190 a Honda passa a
oferecer aos consumidores um modelo inspirado na XRE 300, que vem
complementar o lineup da Honda como uma nova opção para os motociclistas
mais experientes, mas com uma proposta racional e mais acessível. Entre
algumas das principais novidades da nova integrante da família XRE está
o novo motor de 190 cm³; o design moderno e diferenciado, além do
sistema de freios com ABS (antitravamento) de apenas um canal,
tecnologia que mantém total eficiência e segurança do sistema
tradicional, projetado com foco na facilidade de manutenção e baixo
custo.
Personalidade e estilo
A
nova Honda XRE 190 concilia o espírito aventureiro de suas linhas
modernas e conceito de trail urbano a um estilo marcante e design
imponente. Características como agilidade, versatilidade e ótima relação
custo-benefício atendem perfeitamente as necessidades de proprietários
de motocicletas de menor cilindrada, que buscam sofisticação e
diferenciação e ainda desejam fazer up grade de categoria.
Entre seus principais atributos,
destaque para o escapamento elevado, pneus para uso misto, além de
para-lamas curto, com um conjunto de carenagens de linhas anguladas,
modernas e imponentes. O conjunto óptico está equipado com lâmpadas mais
potentes e econômicas, que oferecem maior segurança para o motociclista
nos deslocamentos à baixa visibilidade. Na traseira, o modelo conta com
lanterna e sinalizadores independentes, suporte de placa alto e alças
em alumínio, integradas ao bagageiro em nylon de alta resistência.
O painel de instrumentos é totalmente
digital e traz informações do marcador de combustível, tacômetro,
velocímetro, hodômetros total e parcial, além de indicações para todo o
funcionamento do modelo. O assento largo em dois níveis oferece total
conforto para piloto e garupa nos deslocamentos urbanos ou mesmo para
pequenas trilhas no fora-de-estrada. O tanque de combustível conta com
capacidade para 13,5 litros (3,1litros de reserva) e tampa com desenho
diferenciado e estilo esportivo.
Eficiência e desempenho
Com
características dos modelos aventureiros da categoria on/off-road, a
nova XRE 190 traz em sua ciclística e mecânica um conjunto eficiente com
o máximo em performance, conforto e segurança. Seu projeto foi
concebido de forma a oferecer ao mercado um modelo de conceito trail
urbano, ideal para as cidades brasileiras, com um desempenho superior em
seu segmento.
Seguindo este principio a Honda
desenvolveu um motor inédito e exclusivo, com ótima economia e respostas
em qualquer rotação. Trata-se de um monocilíndrico de 184,4 cm³, OHC
(Over Head Camshaft), 4 tempos, arrefecido a ar e com sistema de injeção
eletrônica PGM-FI. Com tecnologia FlexOne, oferece potência de 16,3 cv a
8.500 rpm com torque de 1,65 kgf.m a 6.000 rpm abastecido com gasolina;
e 16,4 cv a 8.500 rpm com torque de 1,66 kgf.m a 6.000 rpm quando
abastecido com etanol.
O sistema de partida é elétrico e o câmbio de
cinco velocidades com a transmissão final realizada por corrente. As
tampas laterais do motor tem acabamento na cor grafite, inspiradas nos
modelos de maior cilindrada. A nova Honda XRE 190 já está totalmente em
conformidade com a segunda fase do PROMOT 4 (Programa de Controle da
Poluição do ar por motociclos e veículos similares) , em vigor no Brasil
desde o início do ano.
Na ciclística, a XRE 190 traz chassi do tipo
berço semi-duplo, produzido em tubos de aço, com ótimas respostas para o
equilíbrio dinâmico. Outro ponto que privilegia a pilotagem é o baixo
peso de todo o conjunto (127kg); além da altura do assento (836mm),
menor em comparação com a XRE 300. Seu guidão com posicionamento mais
alto permite que o piloto mantenha os braços mais elevados, evitando a
fadiga principalmente em longos percursos.
A
suspensão traseira monoamortecida com curso de 150 mm é do tipo
Pro-Link, totalmente ajustável e que proporciona pilotagem com ótima
absorção de impactos em qualquer tipo de terreno. Na frente um garfo
telescópico de longo curso de 160 mm assegura mais conforto de forma
segura e eficiente.
Um detalhe que trouxe um ar
diferenciado ao modelo está nas rodas raiadas com acabamento em cromo
fumê, mais sofisticado neste tipo de acabamento e categoria. Nelas estão
calçadas ainda pneus para uso de tipo misto na configuração 90/90 –
19M/C 52P (dianteiro) e 110/90 – 17M/C 60P (traseiro).
Os freios
possuem sistema antitravamento (ABS) com discos na dianteira (240 mm) e
traseira (220 mm), para maior segurança e grande eficiência.
Fabricada em Manaus (AM), a nova XRE
190 será oferecida em versão única com freios ABS (antitravamento), nas
cores verde perolizado, preto perolizado e vermelho perolizado. Assim como já acontece com todo o
lineup da Honda no Brasil, a XRE 190 tem a exclusiva garantia de três
anos, com a troca de óleo gratuita em sete revisões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário